Sobre Livros #8: STAR WARS: Livro dos Sith

Saudações, aprendizes! Hoje falarei sobre esse item obrigatório a todos os fãs do universo de STAR WARS, o Livro dos Sith!


Este post pode conter spoilers, caso você não saiba o que é STAR WARS ou não esteja familiarizado com a trama de algum dos filmes/HQs/Séries/Games ou o que for. Leia por sua conta e risco!

Livro: Livro dos Sith: Segredos do Lado Negro
Autore(s): Sorzus Sin; Darth Malgus; Darth Bane; Mãe Talzim; Darth Plagueis e Imperador Palpatine; (...) Daniel Wallace.
Editora: Betrand Brasil
Nº de páginas: 159, numeradas pelo próprio Luke Skywalker!

Sinopse:

Ao longo dos séculos, a medida que os lordes sith ascendiam ao poder, alguns deles registravam sua filosofia e seus esquemas para assumir o controle da galáxia. Ao serem derrotados, esse conhecimento desapareceu. Ou, pelo menos, era o que parecia...

Seus escritos foram passados entre sith selecionados - e até mesmo Jedi -, que acrescentaram reflexões a suas raras páginas. Na busca por domínio, Darth Sidious foi atrás do que sobrou dos cinco textos mais lendários do lado negro. A partir desse conhecimento, ele escreveu um sexto texto - seu próprio manifesto. Reunidos, esses documentos formam o... Livro dos Sith!

Resenha:

O Livro dos Sith: Segredos do Lado Negro, é uma série de documentos de referência e um guia para os usuários do lado sombrio da força. Compilado e por Darth Sidious, o livro foi muito bem feito e sua grande sacada é justamente ambientá-lo dentro do universo da saga. O livro divide-se em seis textos principais, que analisarei brevemente um por um:

1-As Crônicas de Sorzus Sin - Este Texto foi recuperado por Palpatine dos arquivos do templo Jedi logo após se tornar imperador. Sorzus Sin foi uma Jedi caída que, após o primeiro grande cisma da ordem, muitos milhares de anos atrás, foi exilada juntamente com seus companheiros para os confins da Orla Exterior. Seu grupo acabou chegando em Korriban, planeta natal da raça Sith, onde se tornarão seus reis e mestres. Surgia então a ordem dos Sith.

Sorzus Sin era uma excelente alquimista e bióloga, e usou seus conhecimentos para criar bestas de guerra e artefatos do lado sombrio. Sua narração é interessante, mas maçante em alguns momentos.

2-Diário de Darth Malgus - Darth Malgus foi um comandante do império sith durante a Grande Guerra Galática, trinta e seis séculos antes do início da saga. Este trecho de seu diário foi dado por Palpatine para Darth Vader, para que se inspirasse e se aperfeiçoasse nos caminhos sombrios da força. Sinceramente, foi o livro de que menos gostei.

3-A Regra de Dois, por Darth Bane. - Meu trecho favorito, de longe. Darth Bane foi o último sith sobrevivente na batalha de Russan, que dizimou tantos Jedi quanto Sith, cerca de mil anos antes do início da saga. Bane, então, planejou a Vingança dos Sith instituindo a Regra de Dois, que dizia que daquele dia em diante deveriam existir apenas dois Sith: um mestre e um aprendiz.
Páginas de A Regra de Dois

Esta parte é simplesmente genial. Trata-se de um manual de conduta para os lordes da ordem de Bane. Se você assistiu aos filmes com atenção, notará certas coisas sobre Palpatine. E saberá dizer exatamente onde ele falhou.

4-Poder Selvagem, por Mãe Talzim - O único dos textos que não foi escrito por um Sith, poder selvagem tráz uma visão diferente e interessante sobre a força. Mãe Talzim, líder das Nightsisters de Dathomir, mostra toda a astúcia necessária para liderar os melhores mercenários da galáxia. Vale a pena simplesmente por mostrar a força do ponto de vista de um terceiro grupo que não Jedi ou Sith.

5-Trecho do diário de Darth Plagueis - Darth Plagueis, o Sábio, foi o instrutor sith de Palpatine. Foi um dos maiores mestres do lado sombrio, além de um exímio alquimista. Este trecho possui diversas anotações de seus experimentos sobre o controle da força viva.

Esta parte foi boa, embora pudesse ter sido melhor aproveitada, dada a importância do personagem.

6-Manifesto de Palpatine. - Esta parte foi escrita pelo imperador, e trata de uma análise filosófica e política sobre o grande plano para instituir o império e trazer a ruína dos Jedi. Aqui novamente temos a impressão da prepotência de Palpatine, e onde, de fato ele errou. 

Para completar minha análise, o livro todo é recheado de anotações de membros importantes da história. São eles: Darth Sidious, Darth Vader, Asajj Ventress, Yoda, Mace Windu, Quinlan Vos e Luke Skywalker.

Vale salientar que cada personagem tem sua própria letra, e que cada livro tem sua diagramação e formato das páginas diferenciada. Ponto para os editores pelo capricho.

O livro ainda conta com excelentes ilustrações por Paul Allan Ballard, Jeff Carlisle, Chris Reiff, Chris Trevas, Russel Walks e Terryl Withlatch.

Para finalizar, o Livro dos Sith é uma ótima aquisição, além de um item de extrema importância para qualquer fã da saga. Seja você um adepto do lado negro ou um padawan puro de coração, vale a pena ler!

Hey, Cult! Para continuar "em sintonia" nesse e noutro assuntos, sintonize conosco pela página oficial do face e todas as quartas ao vivo das 20 às 22 hs na Rádio Fátima FM ou na radiofatimafm.net!



 E não se esqueçam, acessem o Baú do Arquimago para mais histórias!

2 comentários:

  1. Não ficou claro se esse livro foi excluído do cânone, mesmo assim é uma leitura bem interessante. Sobretudo ao que diz respeito as experiências com os clones de Darth Plagueis. Entendedores entenderão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente faltou a informação. Valeu, gui.

    O livro foi lançado em 2012 nos EUA. Ou seja, ele é pré Disney e não faz parte do canon atual. Vale como Legends, no maximo.

    No entanto, como fã da saga mesmo antes da Disney fazer essa bagunça, gostaria de apenas deixar expresso que essa falta de respeito nao me representa.

    Devemos esquecer todas aquelas ricas historias sobre a velha republica? Minha resposta é e sempre sera não.

    Estao tentando transformar o universo de star wars no da marvel.

    E nao podemos aceitar isso.

    ResponderExcluir