A era Chrono e suas flutuaçoes no espaço-tempo

Dae povo, tudo bem com vcs?

Se vocês jogam RPG e tem ou tiveram um tempo disponível pra visitar os da era de 16 bits, provavelmente se depararam com o Final Fantasy 3(6 na verdade),Legend of Zelda,Tales of Phantasia, Secret of Mana e talvez algum Dragon Quest. Claro que tem outros, se procurar ou baixar uma lista posso mencionar outro que joguei, mas o assunto não são eles, o fato é que se jogou o Snes, tenho certeza que um em particular, marcou essa época:

Chrono Trigger


Essa obra envelheceu bem.

A jogabilidade, a música e a história ainda são surpreendentemente boas. A combinação dos personagens carismáticos com o enredo excelente faz esse jogo arrecadar seguidores até hoje.

Para resumir:

Você controla Chrono, um garoto que quer ir se divertir na Feria do Milênio e ver a mais nova invenção da sua amiga Lucca. Chegando no evento, acaba tropeçando numa garota que diz se chamar Marle e está passeando por lá também, juntos, vão olhar a demonstração da maquina de Lucca.

Mas algo sai errado.

Um portal é aberto e faz Marle desaparecer. Chrono, como todo bom moço, vai ao resgate entrando no portal.

Chrono Trigger, com seu estilo fluido ao mostrar inimigos visíveis, artes incríveis e personagens carismáticos e seus inúmeros finais (se contar os que não são apenas piada seria 5) fez com que as pessoas quisessem mais, então o pessoal da Square se juntou com a galera da Sony, e por algum motivo vindo das profundezas obscuras de suas mentes, resolveram adicionar um gancho no final. O que, na maioria das vezes, é uma péssima idéia,

Essas cenas adicionadas são muito vagas e é consenso entre os jogadores que elas mais atrapalham do que ajudam a tanto o legado do CT quanto a ligação com o próximo jogo da Franquia:

Chrono Cross

Aqui que acontece a divisão de águas.

Para resumir:

Você controla Serge, um morador de uma vila no Arquipélago de El Nido. Um dia, que deveria ser como outro qualquer, você está com sua amiga de infância a beira-mar conversando sobre como irá ser o futuro. Quando observa uma luz que o faz desmaiar. Quando acorda, está no mesmo local, mas sozinho. Volta para sua vila, mas ninguém te reconhece.

Apartir dai, jogue para descobrir :p 

O jogo é bom, tem fãs no mundo e com certeza marcou uma época.
Eu sou um exemplo, adoro esse jogo, já me rendeu muita aflição e diversão.

Dito isso, vamos ao ataque deliberado.
O que acontece com Chrono Cross? Porque não consigo curtir tanto quanto Trigger?


Alguns motivos(para mim):

  1. O Papel que os personagens principais de CT têm É muito, muito frustrante.
  1. O excesso de personagens, isso faz termos um exército de jogáveis com histórias genéricas, algumas boas outras exageradas.
  1. o enredo complexo demais, parece um plano do Death Note.
  1. Enquanto o final de CT te dá uma sensação de dever cumprido, CC parece que usamos a saída "menos pior".

Tem pessoas que não consideram CC uma continuação, só um jogo que se passa "no mesmo universo", esse é um exemplo que por mais que o jogo seja bem feito (gráfico, música e jogabilidade) a história tem importância vital, ainda mais se tratando de um RPG.





E ai que se encerra a vida oficial da saga Chrono (claro que tem o CT para NitendoDs, mas ele não adiciona nada além do destino do Magus).

Triste.

Um projeto que teve nomes de peso como Akira Toryama, simplesmente não conseguir se reinventar. 

Claro que algumas pessoas não aceitaram isso.


Com o nome original de Crimsom EchoesChrono Trigger: Flames of Eternity é uma continuação direta da história de Crono e seus amigos.

São eventos 5 anos após a luta contra Lavos. 

Não dá pra falar muito sem dar spoiler do jogo, mas essa hack claramente é uma ponte entre CT e CC, então não pode dizer que os criadores não curtem Sergie e companhia.

Foi um intuito de melhorar a transição.

Personagens são melhor explorados e a aventura usa um gancho que tinha sido deixado pra trás na história original, complementando ela sem forçar nenhum elemento novo, o que encaixou perfeitamente. Com certeza uma ótima experiência para esse mundo


Agora alguns motivos que compravam a saga Chrono ser tão amada:

CT:

  • Chrono Trigger é frequentemente listado entre os maiores jogos de vídeo game de todos os tempos, o ranking do site IGN de “100 melhores jogos de todos os tempos” numerou o jogo no décimo terceiro lugar no final de 2005, segundo lugar em 2006, e décimo oitavo lugar em 2007. Os usuários do site GameFAQs elegeram Chrono Trigger como o 3º melhor jogo da história. O GameSpot inclui o jogo no seu “The Greatest Games de Todos os Tempos” lista divulgada em abril de 2006. Além disso a Nintendo Power's nomeou o jogo ao quinto melhor jogo do Super NES.
  • Foi um dos primeiros, talvez o primeiro, game de Super Nintendo a ter múltiplos finais. São 13 no total, cada um com fatos diferentes para os personagens, bons ou ruins, dependendo do que foi feito ao longo da aventura.

CC:

  • O site IGN incluiu o jogo na posição de número 85 no ranking dos "100 melhores RPGs de todos os tempos" (Top 100 RPGs of All Time).
  • As músicas do jogo são consideradas uma obra prima, elas foram destaques no concerto de fantasias sinfônicas em setembro de 2009, parte da série Symphonic Game Music Concert.
  • Em 2011, o tema de Chrono Cross "Scar of Time" foi eleita o primeiro lugar no hardcore Gaming 101 de "Melhor música de video game de todos os tempos" por votação, também foi destaque em 2012 pela NPR em um programa sobre resultados de jogos classicamente arranjados

Para finalizar, A hack tem alguns bugs e pode travar de repente, mas certamente vale a jornada de ver nossos amigos em ação, e pensar que em algum desse infinitos universos, salvamos o mundo mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário