Torre Negra - Descubra o mundo fantástico de Stephen King!

Este texto pode conter spoilers e prejudicar sua experiência. Caso ainda não tenha assistido ou esteja familiarizado com o livro. Leia por sua conta em risco.”



''O Homem de Preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás''

Com a frase acima começa uma das melhores obras de fantasia, ficção científica, terror e western. Torre Negra, trata da busca de Roland Deschain, o último pistoleiro de uma linhagem de guerreiros treinados nas mais variadas artes de combate do Mundo Médio, com um código de honra distinto e muitas responsabilidades com a ordem e a justiça, o protagonista é descendente do rei Arthur Eld, o primeiro a sobrepujar o mal com pistolas de fogo com cabo de sándalo. A arma preferida dos pistoleiros.

Ao descobrir que sua mãe comete adultério com Marten, o mago da corte, em busca da honra, Roland parte para sua prova de maturidade onde sai vitorioso e torna-se o pistoleiro mais novo que já existiu, porém como uma responsabilidade maior do que limpar o nome da família, agora com um dever para com seu povo e a justiça como um todo. Marten será sempre seu maior inimigo, sendo o maior responsável pela jornada do herói.

Roland busca incessantemente a Torre Negra do título, pois seu mundo e todos os outros estão ameaçados por deixar de fazer parte da existência. Ele é o único que pode impedir isso, guiado pelo Ka, a grande roda que move todas as coisas, análoga ao que chamamos de destino, o protagonista adiciona a sua jornada novos membros aos "ka-tets", os grupos formados pelo interesse do ka.Jake, um menino de 11 anos, que morre mas é ressucitado no mundo do pistoleiro. Eddie Dean, um viciado em heroína. Odeta Holmes, negra ativista cadeirante com dupla personalidade. “Oi” um trapalhão, parecido com um cachorro, porém com habilidade de falar. Chegar a torre é a única solução do grupo para impedir ou reverter a ruína dos mundos, pois ela é o centro de todas as realidades.

King inspirou-se na obra de Tolkien, no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou" e nas próprias histórias do Rei Arthur e a távola redonda.
Repleto de referências à cultura pop em geral e aos seus próprios livros, mostra toda sua versatilidade e competência, justificando o porquê de ser um dos maiores escritores de todos os tempos e uma lenda viva, contribuindo com sua própria saga literária num emaranhado de mundos fictícios.

Todos os livros da série foram lançados no Brasil pela editora Objetiva, podendo ser facilmente encontrados em livrarias. Ao todo foram 7 livros com mais um lançado após a conclusão da saga:

O Pistoleiro (1982)
A Escolha dos Três (1987)
As Terras Devastadas (1991)
Mago e Vidro (1997)
Lobos de Calla (2003)
Canção de Susannah (2004)
A Torre Negra (2004)
O Vento Pela Fechadura (2012)1

2 comentários:

  1. Olá, Guilhereme!

    A série A Torre Negra necessita de muita coragem para encarar. Até agora já li dois livros, além de alguns quadrinhos.

    Estou ansioso pelo filme!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Falae seu Wagner!

    É uma série longa, mas que valeu a pena pra mim.

    O que me chamou bastante atenção foram as misturas do autor. Tanto do western quanto do medievalismo.

    ResponderExcluir