Ano 20xx... "O ano do Podcast!"

 Lembro quando eu tinha que explicar para as pessoas porque eu ficava de fones de ouvido o tempo inteiro e mesmo pobre, sozinho e feio era pego sorrindo sozinho.

Comentava sobre podcast, falando que "era uma espécie de programa de rádio" e sempre comentava como queria montar um para chamar de meu.

Hoje o cenário é outro. Houve uma avalanche desse tipo de material, todos tendo como linha direta o Flow, que por sua vez utiliza um formato que eles dizem ser americano, mas provavelmente já existia antes.

 
Não estou aqui para julgar sobre originalidade ou peso desse conteúdo para sociedade, essa pauta terá seu momento. Minha atenção foi direcionada algo mais pontual: A audiência enorme que alguns desses podcast's, e seus respectivos cortes, possuem.


Esse tipo de mídia não pode ser consumido enquanto estamos conversando ou interagindo com outras pessoas ou coisas. Com isso em mente, da para deduzir que uma parte da população mais jovem passa um tempo considerável sozinho apenas com a companhia dessa conversa.

Novamente, nada contra a mídia em si ou os criadores desse tipo de conteúdo. É mais uma reflexão sobre como nossa sociedade, não só em tempos de pandemia, esta cada vez mais se fechando em atividades solo, com a ilusão de estarem acompanhados, pois é algo dificilmente falado, mas podcast, leitura, arte não são obras que são apreciadas em grupo, são atividades para se fazer quando se esta pesquisando algo ou tem um hobby sobre aquilo, atividades ótimas para expandir o conhecimento, porém solitárias.


Indo mais além, o excesso desse tipo de ação resulta numa bolha onde todo o conteúdo recebido acaba confundindo "Fato" com "Opinião", coisa bem comum hoje em dia.

Ainda assim, acredito que o consumo moderado dessas obras só traz benefícios, inclusive ter assuntos para colocar ou contribuir na roda de amigos, contanto que ainda tenha uma xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário