Mar da Internet

 Se ouve falar muito do termo "Bolha" quando se fala de um grupo fechado em uma realidade que pode estourar por alguma força externa ou pela própria expansão.

Acredito que isso não possa ser um termo APENAS pejorativo. Pois todos temos as 'bolhas naturais' que estamos envolvidos: social, profissional, acadêmica é normal temos nossas bolhas, desde que não neguemos o mundo que ocorre fora dela, não vejo nenhum problema.
Mas do Mar... Desse não posso dizer a mesma coisa.


Imagine uma pessoa com um celular na mão, quando ela aperta o botão do navegador ou de algum aplicativo especifico(Youtube, Twitter, Facebook) a mesma afunda no chão.
Quanto mais consome, mais afunda, como se tivesse calçando sapatos de concreto. Sabe falar de todas as novidades do submundo das curiosidades, celebridades, reality-shows, parece quase uma enciclopédia, milhares de volumes com algumas paginas cada.
Vemos as discussões mais dissonantes como machismo e feminismo tentando se provar corretos, tradicionalismo e progressismo querendo parecer iluminados ou simplesmente fã clubes de algo atacando alguém que pisou fora daquela linha.
Tudo isso parece tão intenso, tão real, tão único a ponto de sempre ser alimentado novamente e reiniciar o ciclo.

Submerso


Proponho um teste, deixe seu celular na gaveta durante um dia.
Em alguns casos, pode ter alguma chamada de realmente importante, mas na maioria dos casos, irá perder alguma piada ou convite(que nesse ponto não é novidade para ninguém) mas de resto, é liberdade de não ficar parecendo um viciado verificando o celular a cada 15 minutos.
Se conseguir ficar 2 ou 3 dias, as aguas profundas vão ser deixadas para trás e a luz vai começar a entrar: As tretas de internet parecem vazias e 90% do conteúdo parece sempre girar sobre a mesma coisa para atrair visualização.
Após 2 semanas, já esta na superfície, pode surfar: caçar informação que pode ser usada no mundo ou boiar: que é aguardar algo grande o suficiente seja digno de sua atenção. Seja como for, agora os sentidos não estão mais intoxicados pela pressão que a profundidade causava.

Por ultimo e mais conveniente que seja, existem conteúdos ótimos canais de conteúdo que merecem ser seguidos. A critica é mais para a tendência do exagero e como é fácil acabar caindo ou voltando a cair.
Dito isso, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário